Infrações sanitárias cometidas por farmácias de manipulação podem resultar em severas sansões e punições, como apreensão de produtos, suspensão de venda e fabricação de produtos, proibição de propaganda do estabelecimento ou até cancelamento do alvará de licenciamento.
Quando falamos de infrações sanitárias, é intuitivo pensar que, para evitá-las, os estabelecimentos deverão se atentar para a limpeza do local, a conservação das matérias-primas e medidas para impedir a contaminação dos medicamentos manipulados, mas existem outros aspectos do processo produtivo que, caso não sejam controlados, podem levar a sua farmácia a descumprir a legislação vigente.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em sua Resolução-RDC Nº 67/07 define o Regulamento Técnico que institui as BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIAS (BPMF).
O item 9 da RDC 67/07 trata do Controle de Qualidade das Preparações Magistrais e Oficinais e que devem ser realizados, no mínimo, os seguintes ensaios em todas as preparações:
Preparações | Ensaios |
---|---|
Sólidas | Descrição, aspecto, caracteres organolépticos, peso médio |
Semissólidas | Descrição, aspecto, caracteres organolépticos, pH (quando aplicável), peso |
Líquidas não-estéreis | Descrição, aspecto, caracteres organolépticos, pH, peso ou volume antes do envase |
Desta forma, todas as preparações sólidas, incluindo cápsulas duras e sachês de pós, devem passar processo de controle de qualidade para garantir a conformidade com a legislação vigente.
Na Farmacopeia Brasileira – 5ª edição, temos os critérios estabelecidos para Determinação de Peso (5.1.1) e os limites de variação que podem ser ± 10%, ± 7,5% e ±5%, e que dependem de cada caso e finalidade dos medicamentos em pó.
O processo de envase manual do sachê é muito demorado e cansativo, além de ser impreciso para garantir que os preparos fiquem dentro dos limites estabelecidos, o que pode resultar em três grandes problemas:
O primeiro problema é o mais grave, porque sua farmácia poderá sofrer as penalidades previstas na legislação, o que faz com que você não tenha outra alternativa, que é conviver com constantes retrabalhos que elevam seus custos operacionais.
Foi pensando nisso que a Intelimaq criou a Envasadora IQ 50, capaz de envasar pós em porções com pesos de 0,5g a 20g.
A envasadora IQ 50 é muito precisa, por exemplo, para envasar um sachê de 5g teremos uma variação menor que 3%, o que garante que seus pedidos manipulados atenderão os limites estabelecidos pela ANVISA, reduzindo possíveis retrabalhos e eliminando desperdícios.
A envasadora é ideal para Farmácias de Manipulação pela sua versatilidade e facilidade de operação. Seu design moderno construído em aço Inox torna o equipamento adequado para o ambiente farmacêutico, além de ser de fácil higienização.
A IQ 50 pode realizar de 300 a 500 envases por hora, aumentando a produtividade da sua farmácia e com isso agilizando a entrega de seus pedidos de medicamentos manipulados.
Clique aqui e veja mais informações sobre a envasadora de pós em sachês IQ 50.
Após o envase o produto deve seguir para uma ‘balança de peso médio’ onde se controla a qualidade e a precisão do processo de envase dos sachês.
3 Comentários
achei isso ótimo! gostaria do orçamento , podem me fornecer ? ainda quero detalhes sobre a higienização visto que isso é fundamental para a farmácia de manipulação que atende inúmeros prescrições e tem inúmeros insumos.
Obrigada
Prezada Sandra,
Enviaremos uma proposta e um link para o download do vídeo explicativo do equipamento, neste video é possível verificar o processo de desmontagem e montagem da máquina, não é necessário nenhuma ferramente para isso e é super simples.
Att,
Intelimaq Maquinas Inteligentes LTDA
[…] Evite Erros de Peso em seus Medicamentos Manipulados […]