É muito provável que para evitar danos a sua marca, para assegurar a satisfação dos seus clientes e para não correr riscos de descumprir a legislação, sua empresa esteja envasando mais que valor nominal descrito em suas embalagens.
Cada produto deve obedecer a legislação específica de seu segmento e órgão reguladores competentes, mas uma coisa é certa, se você entregar menos do que promete em suas embalagens terá sérios problemas, principalmente com seus clientes.
Quando algo desse tipo acontece, os clientes dificilmente pensam: “Nossa, como essa empresa tem um processo de envase muito deficiente!”. O mais provável será eles pensarem que sua empresa está tirando vantagem seus consumidores, que está buscando aumentar os lucros a qualquer custo ou mesmo que sua empresa não respeita seus clientes.
Para evitar esses problemas, é fundamental manter seus equipamentos calibrados e consultar periodicamente a legislação vigente. Muitas empresas optam ‘pecar pelo excesso’, e literalmente envasam mais produto para evitar que equipamentos imprecisos causem graves danos a imagens e aos negócios.
É claro que um cliente insatisfeito, ou problemas com órgãos reguladores, custam caro para empresa, mas a solução de envasar em excesso também não é nada barata.
O melhor é optar por equipamentos mais precisos e confiáveis, capazes de garantir que você entregará aos seus clientes o peso ou volume descrito nas embalagens, com o mínimo de excesso possível.
Por exemplo, vamos considerar que você precisa envasar 100 ml do seu produto e que a legislação vigente permite uma variação de ± 10%. Seu equipamento tem uma precisão de ± 5%, e para evitar problemas com seus clientes você decide configurar o equipamento de envase para 105,3 ml, pois desta forma, com base na precisão do seu equipamento ele garantirá que todas as embalagens terão no mínimo 100 ml.
No entanto, essa abordagem pode gerar elevados custos extra, pois quando o erro é de -5% a embalagem terá 100 ml de produto, mas quando o erro for de +5% teremos 110,6 ml de produto na embalagem. Agora imagine esses 10 ml adicionais somados na produção de um mês inteiro.
O melhor seria se você tivesse um equipamento de envase com uma precisão de ± 1%, desta forma você poderia configurá-lo para envasar 101 ml e o equipamento irá garantir que suas embalagens tenham no mínimo 100 ml e no máximo 102 ml. Agora imagine a economia gerada pelo equipamento de envase mais preciso. Essa economia certamente garantirá o retorno do seu investimento em poucos meses de produção.
A Intelimaq produz envasadoras e equipamentos para os mais diversos produtos, sejam eles pó, líquido, gel, creme, pastoso, mel, cera, químico, farmacêutico ou alimentício. São equipamentos precisos e que irão garantir que seus produtos são envasados na medida certa, minimizando os desperdícios e maximizando seus lucros.
Clique aqui para saber mais e fale com nossa equipe comercial.
Leia também:
2 Comentários
[…] o artigo sobre Envase na Medida Certa para saber quanto a precisão no envase pode te ajudar a […]
[…] Quanto maior a precisão do seu equipamento, menor será o desperdício de produto e também menor será a variação dos seus envases. Para saber mais leia o artigo sobre envase na medida certa. […]